sexta-feira, 27 de maio de 2011

Mapa de Seul



O Jornal Propmark completou 46 anos, e para comemorar, convidou 46 profissionais para criar mapas-ilustras de algumas das mais influentes cidades no mundo do consumo. O Estúdio Mol foi o escolhido para representar Seul, capital sul-coreana.



Todas as etapas de confecção do trabalho foram feitas com a participação do pessoal do Estúdio Mol. O Estúdio 84 foi o responsável pela fotografia. O diretor de produção, Galileo Giglio, amplo conhecedor da cultura coreana, foi fundamental para a seleção dos principais pontos turísticos da capital. Márcia Leite, nossa Marcita, se mostrou uma diretora de arte decidida, nos emprestando seu talento com trabalhos manuais. O Fred Junqueira documentou o processo de criação. Agradeço e ele inclusive pela paciência e compreensão nos momentos em que nós o privávamos de tomar café para acertar a posição da câmera.

O briefing nos concedeu total liberdade de criação, permitindo que o “mapa-ilustra-maquete” fosse feito integralmente com técnicas manuais. A Marcita veio com a ideia original de criarmos as estruturas com massinha de modelar. Eu e a coordenadora de produção, Ju Vilela, sugerimos o papel como linguagem. Depois de algumas discussões, resolvemos apostar na convivência saudável entre as duas técnicas.



Nossa intenção desde o início era criar uma ilustração que conservasse os principais aspectos geográficos da cidade e que, portanto, trouxesse alguma correspondência quanto à localização dos marcos e pontos turísticos. Dessa forma, a etapa de pesquisa foi o verdadeiro alicerce do trabalho. Tudo era fonte de informação, desde nosso amigo de cada dia Google aos livros e stickers do Galileo.

A base de massinha conservou os contornos reais da cidade. Nós tínhamos também um mapa de relevo como referência para modelar a superfície. A Marcita utilizou, inclusive, os incríveis poderes do hidratante para deixar a textura da plastilina mais lisa. A água também foi útil nesse sentido, mas passei a evitá-la depois que tomei água de massinha pensando que fosse pura.

Os prédios, torres e templos foram feitos com cartolina e Color Plus. Construí-los me deu uma certa nostalgia da época em que lotava meu quarto com carrinhos de papel emendados com fita adesiva.




Entre os principais pontos turísticos presentes no mapa estão: Seul N Tower, 63 Building, Namdaemun Gate, The Galleria, Lotte World Theme Park, Olympic Park, World Cup Stadium e o aeroporto Gimpo.

Um abraço e até a próxima! =)

5 comentários:

  1. Fodástico! Parabéns! Quando tiver o link para as outras criações dos mapas, por favor, me mande!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. "nos momentos em que nós o privávamos de tomar café para acertar a posição da câmera." Aham, super achei ruim vcs me privarem do café. HUahsusha, até parece né. Tenho certeza de como vc e todo o pessoal curtiram fazer essa maquete, é incrível como sair de frente do computador nos faz bem. Alias, ainda precisamos organizar o video de Making Of ein!

    ResponderExcluir
  3. This is amazing, really beautiful and great detail!

    ResponderExcluir
  4. It's very interesting! I'm a designer from Korea. and i'm very pleased to enjoy your artwork :)

    ResponderExcluir