domingo, 26 de junho de 2011

Posterlab - identidade visual

O Posterlab é um laboratório de pôsteres em forma de blog, mantido com a ajuda de amigos e ex-colegas de faculdade que hoje posso chamar de sócios: Renan Nuche e Sérgio Marcon. A iniciativa teve início ainda na faculdade, quando comecei a criar releituras de pôsteres cinematográficos, sem um compromisso com a faculdade ou com o mercado. A partir daí, o Renan e o Sérgio, com quem já desenvolvia projetos acadêmicos e pessoais, passaram a participar com suas próprias ideias e de acordo com o repertório de cada um. Nós todos compartilhamos não só o gosto por pôsteres, mas também por entretenimento. Esta se tornou então nossa receita, ainda seguida e aprimorada por meio de novos trabalhos e da participação de convidados que acreditam em nosso projeto.

Nas primeiras semanas de vida, o Posterlab ainda não contava com uma identidade visual propriamente dita. Havia apenas um lettering, que trazia consigo o conceito do orgânico e do gestual, herança do nosso próprio estilo de trabalho:



Com o aumento do número de pôsteres e da receptividade do blog, precisávamos de um visual que traduzisse com mais personalidade nossa maneira de pensar. Decidido a investir em algo puramente manual, resolvi quase que instintivamente fuçar nas minhas pastas onde guardo papéis de todos os tipos e tirar a poeira da cola e da tesoura. O resultado foi uma nova abordagem, com mais formas de aplicação e mais próxima de uma identidade visual que a anterior:



Até então, O Renan e o Sérgio ainda não participavam regularmente. A maior parte do conteúdo ainda era a série em homenagem aos filmes dos irmãos Coen, desenvolvida por mim como um projeto inicial. Porém, no início de 2011, ambos começaram a contribuir de forma mais assídua, fazendo com que o blog tivesse uma riqueza maior de estilos, alcançando áreas do entretenimento que ainda não haviam sido exploradas. Tal riqueza foi ampliada por meio da participação de convidados, como da Yumi Tashiro, com a série Amélie Poulain, e mais recentemente do Rodrigo Estravini, com o pôster de Nutty Professor.

Assim, a linguagem do blog passou a carecer de flexibilidade e simplicidade. A identidade adotada até então precisava ainda de melhorias nas formas de aplicação, que só poderia ser conseguida por meio de um logotipo mais sintético, que não prejudicasse a hierarquia visual dos pôsteres. A presença de um ícone passou a ser cogitada, com o objetivo de servir inclusive como uma assinatura para os trabalhos.

De volta aos rabiscos, busquei manter a gestualidade e contato com as técnicas manuais, mas desta vez investi com mais intensidade naquilo que sempre acreditei que o Posterlab fosse: um verdadeiro laboratório, onde designers desenvolvem novas experiências com seus ingredientes pessoais. E este é o resultado:



A cor do ícone é mutante e acompanha a paleta do pôster em evidência:



O novo logotipo é parte do processo de reestruturação do blog, ainda em constante aprimoramento. A visualização dos pôsteres foi valorizada por meio de resolução e tamanhos maiores. O conteúdo traduzido para o inglês foi ampliado, assim como a integração com as redes sociais.



Os aprimoramentos aplicados no Posterlab também são resultado da opinião de quem nos acompanha e incentiva. Se você, designer, artista ou aficcionado por arte e entretenimento, tem interesse em contribuir de alguma forma com este projeto, será sempre bem-vindo. (:

Obrigado!

2 comentários:

  1. Curti muito a mutação q o logo sofre de acordo com os pôsteres. O Resultado ficou muito bom! Parabéns a todos os envolvidos.

    ResponderExcluir
  2. Eu curto tudo o que vcs fazem! E adorei esse post com a evolução da marca.. vcs são SHOW, meninos!

    Beijos!

    Bia Bonas ^^

    ResponderExcluir